Juliana Borges

Juliana Borges
por Juliana Borges

Quem sou eu

Minha foto
A mulher que está disposta a aprender com a vida, com as pessoas. Quem procura mais do que nunca, sonhar, Ser feliz. Criei este canal para quem assim como eu, está em busca de conhecimento. Não são bem-vindas pessoas que buscam "manchar" a imagem do outro, seja lá quem for. Este canal não nasceu para maledicências.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ser líder... ser professor... profissional na vida e na arte... parte I

Olá meninas, me desculpem, mais uma vez, pela demora...



Estive refletindo sobre o que escrever... e pra não postar bobeiras, decidi postar apenas quando a inspiração viesse... ando tendo trabalho duro também, em muitas áreas da minha vida... por isso, o blog acabou ficando por uns dias em segundo plano... uma pena, pois amo estar aqui...

Hoje gostaria de dividir com vocês minha concepção de o que é ser um professor, (que em qualquer área que lecione precisa ser bom no que faz), por compromisso próprio e também por cobranças do mercado. Quando digo isso, estou incluindo um professor pra qualquer área da vida... e como a vida imita a arte, vou voltar o post para o foco "professores de dança"... e porque não, professores de dança oriental árabe... nossa amada "dança do ventre".

Na minha singela concepção, de alguém que não possui a experiência de dança das tops do mercado, mas de alguém que gosta de observar o mundo e as pessoas... e que prefere aprender com erros do que repetí-los, considero que um professor tem que ter primeiramente:

1 - Conhecimentos aprofundados e constantemente em atualização do que pretende lecionar;
2 - Comprometímento com a profissão e com seus alunos/aprendizes;
3 - Ética;
4 - Amor à profissão;
5 - Desprendimento de vaidade pessoal para lecionar (principalmente dança... H-Hum...);
6 - Liderança;

(Esses 6 assuntos serão divididos em 6 posts, pra que eu não canse vocês OK?)

Lógico que todo mundo sabe disso, ou pelo menos, creio que saiba... e bons profissionais existem sim, e já "topei" com muitos por aí... em várias áreas. Porém existem pessoas que mesmo sabendo de todos os requisitos para ser um bom profissional, esbarram aqui e ali no pensamento: "Ninguém vai saber que eu não preparei a aula... ninguém vai perceber que eu não estou nem aí"... Será mesmo que ninguém percebe? Será mesmo que as pessoas nos tempos atuais permanecem no engano e ignorância por muito tempo? (mas isso é assunto para outro post... e prometo que escrevo sobre isso).

Das qualidades, ou poderia melhor chamar "requisitos" para ser bom profissional na área, vou falar da 6ª, porém não menos importante enumerada acima: A Liderança:

Para ser líder, é preciso estar preparado.


Para chegar a ser líder é preciso querer ser líder, um professor é também um líder, portanto, necessita-se querer ser professor... Tudo começa aí. As responsabilidades e cobranças são grandes e é necessário ter disponibilidade e vontade para assumir a liderança e a profissão de ensinar em qualquer situação.

Você já reparou quantas novas profissões e especializações surgem a cada ano seja na dança ou em qualquer outra profissão? Até bem pouco tempo atrás tínhamos pouquíssimas profissões, poucas opções de escolha. Ou seja, não opte ser um professor "por falta de opção", você será apenas mais um mal profissional no mercado... causando prejuízo às outras pessoas. Isso não é justo... O conhecimento nos proporciona escolhas. Cada dia mais nós somos forçados a decidir o que queremos ser... e se quer ser professor, seja do que for, inclusive de DANÇA DO VENTRE, NÃO o faça se você não quer arcar com as responsabilidades de sê-lo... O faça se você realmente amar este mundo e se for se comprometer com ele...

Agora, se você preencher o requisito básico da disponibilidade de aceitar responsabilidades, não se renegue como líder/professor em potencial. Coloque-se no lugar certo e aguarde o melhor momento. Procure se preparar o melhor possível sempre, pois quanto mais preparado você estiver, colherá muitos frutos, e o melhor de tudo isso... deixará sua MARCA positiva em muitas outras vidas.

Você pode se considerar preparado e se dizer um bom líder quando:

Fique atento, porque não é possível tornar-se um líder em um curso de 30 horas, nem um professor (bom) em um curso na escola top famosa, se você realmente não "ralar" para tal, conheço bailarinas que fazem aulas em lugares renomados para "dizer" que fazem... achando que não se demanda maior esforço pra ser boa. Cursos, seminários, palestras, livros e textos que você ler irão despertá-lo para os conceitos de liderança e conceitos de vida. Esses pontos também são de extrema importância... Como aluno você deverá valorizar no máximo a aula com seu professor... e buscar horizontes de embasamento diversos. Aprender com os erros é importante... com os erros alheios mais importante ainda. O resto virá no aprendizado diário e sem fim com as outras pessoas... Elas ensinam a nós muito mais do que ensinamos à elas.  Para se tornar um grande líder você precisa trabalhar muito e duro. 

Mas quando se faz o que se ama... nada é tão difícil...

Enfim, é a minha concepção sobre como a "coisa anda"... posso estar errada... e aceito opiniões... afinal, aqui aprendo muito.

Bom trabalho pra vocês!

E você? Está preparado para ser um líder nesse sentido? Já pensou em ensinar um pouquinho do que sabe?


2 comentários:

  1. Ju,
    Amei o tema e a maneira que desenvolveu o post,deixando a reflexão no ar...Sim,é importante se preparar,ter consciência,buscar aprender a teoria a fundo,e ao mesmo tempo aprender vivenciando situações,mantendo a humildade de quem está aprendendo e a responsabilidade de quem já faz!
    É como diz o ditado : a rapadura é doce,mas não é mole,não!
    Vou ficar no aguardo dos outros posts!
    Beijo grande :)

    ResponderExcluir
  2. muito boa a ligação dos temas, eu sempre digo que não basta só técnica, didatica para dar aulas, é preciso saber lidar com grupo, com pessoas. excelente post!
    ;)

    ResponderExcluir