Juliana Borges

Juliana Borges
por Juliana Borges

Quem sou eu

Minha foto
A mulher que está disposta a aprender com a vida, com as pessoas. Quem procura mais do que nunca, sonhar, Ser feliz. Criei este canal para quem assim como eu, está em busca de conhecimento. Não são bem-vindas pessoas que buscam "manchar" a imagem do outro, seja lá quem for. Este canal não nasceu para maledicências.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Leitura Musical na Dança do Ventre




A leitura musical é de extrema importância na Dança Oriental Árabe, sem ela, corremos o risco de cometer sérios erros na dança. Como podemos ler nos textos do músico Hossam Ramzy: “A bailarina é parte da orquestra!”, e ele se refere à conexão e harmonia entre a música e a bailarina.

Minha atual professora, Tahya Brasileye sempre explica que a bailarina precisa sentir a música, de tal forma que pareça “tocar os instrumentos com o corpo”. Você precisa estar em conexão com a música, de tal forma que consiga traduzir sons em movimentos, e que essa tradução pareça ter vindo de você. Isso dá “o efeito” para o público, e faz o maior sucesso entre as outras bailarinas... afinal, sempre dançamos pra elas também.

Pra mim surgiu a necessidade de um estudo mais detalhado sobre a Leitura Musical na Dança do Ventre quando assisti os vídeos de solo de percussão da Michelli Nahid, a dança da Luana Melo, os trancos da Jade El Jabel, as interpretações via you tube da Luciana Arruda no vídeo "Dona do Dom", que arrasa principalmente em músicas nacionais, made in Brasil, os derbacks da Nesrine, e o vídeo da Fifi Abdo que ela interpreta bem no início um solo de alaúd só com o quadril, (se quiser dar uma olhada está no post sobre Fifi Abdo)... são performances impressionantes... São detalhes que fazem a diferença: o movimento certo na hora certa, pausas, movimentos de impacto quando a música pedir e não na hora que se quer fazer, emendas, etc… isto faz a ligação entre a bailarina e música. Notei isso apenas depois de uns anos de dança, infelizmente, mas meninas, faz toda a diferença!

Sem a leitura musical, polui-se demais a música com a vontade de executar o maior número de movimentos, quando muitas vezes o simples bem feito vale mais que mil passos. Cria-se acentos onde não existem, coloca-se tremidos onde a música não pede, intensifica-se movimentos que deveriam ser mais sutis. Isso detona a bailarina em qualquer banca examinadora de concursos. Não podemos esquecer que a música vem junto com a técnica, e de nada adianta conhecer superficialmente a música que se vai dançar. O ideal é estudar muito cada frase musical, para criar em sua memória um leque de opções de movimentos que encaixem perfeitamente em cada parte. Por isso, hoje entendo, porque muitas bailarinas dançam a mesma música várias vezes… tem aquela famosa falta de tempo de estudar uma outra, mas também a intimidade com aquela que já se estudou bastante e com isso o domínio musical será maior e a cada vez que se dança vai se descobrindo novos caminhos, novas possibilidades.

Quando estudamos uma música devemos observar:

* Os instrumentos e tento traduzi-los no corpo de forma harmoniosa. Isso, só com bastante prática mesmo;

* RITMOS ÁRABES, sem eles não é possível interpretar a música de forma perfeita e MELODIA
* Estude a estrutura das frases musicais;

* Tento responder com o corpo as mudanças de nuance da música (música intensa = movimentos intensos; pausa na música = pausa na dança; etc).

Sugestões para estudo:

* Ouça os sons dos instrumentos árabes separadamente para acostumar o ouvido à eles e depois ficará mais fácil reconhecê-los no meio de uma música. Ex: Kanoun, acordeon, flauta, violino, alaúde, etc.

* Estude músicas orquestradas ou clássicas, que contém uma infinidade de instrumentos. As músicas de Omm Khaltoum também são ricas para estudo, porque normalmente tem solos de instrumentos melódicos.

No DVD Tempos da Michelli Nahid ela dança a música “Aziza”, em sua versão mais completa, e no vídeo, ela apresenta os instrumentos e seus respectivos sons... muito bom de ver, e bem didático, eu recomendo...

* Ouça a mesma música várias vezes, deixe-a entrar em você. Você vai ver como depois de algumas repetições, você começa a ouvir detalhes da música que antes passavam despercebidos.
A vocês queridas habibas, aguardo suas contribuições nos comentários, muitos beijos!

OBS.: como aprofundar no assunto exige maios pesquisa e responsabilidade total com o que vou escrever aqui, estou bolando um post para ritmos, melodia e frases musicais, aguardem meninas!

6 comentários:

  1. Muito bom o seu post!
    Quando comecei a fazer aulas, eu ficava doida pra fazer minhas próprias coreografias pra ficar treinando em casa, mas nunca saía nada, rsrs, eu tinha muita dificuldade e não conseguia entender porque os passos não combinavam tão bem com a música.
    Depois que comecei a ler sobre leitura musical e estudar ritmos pela internet mesmo, ouvir as músicas com mais atenção prestando atenção nos instrumentos musicais, já entendo melhor o porquê de tanta dificuldade inicial.
    Atualmente não estou fazendo aulas, mas assim que puder eu volto.

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. poxa que bacana a sua citação! muito obrigada pelo apoio... fico feliz em saber que temos muitas bailarinas interessadas no estudo e aprimoramento de nossa arte! muito obrigada! sucesso pra você!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu querida! Vc é mesmo talentosa, e sua interpretação daquela música é louvável, é lógico que citarei coisas bonitas como sua apresentação no meu blog sempre!

    Oi Laurinha! Que felicidade ver você comentando aqui! Fico muito feliz em receber as mensagens de vcs! Vou postar mais coisas referentes a Leitura Musical e ritmos, porém estou pesquisando bastante antes.

    Muitos beijos a vcs duas e muito obrigada, vcs me motivam a continuar mais e mais, muitos beijos

    ResponderExcluir
  4. parabens !
    juh amei seu bog
    sempre estarei visitando...
    esta me ajudando muito
    beijos e abraços !

    ResponderExcluir
  5. Ju, adorei tudooo' voo aguardar seus post para de melodia e frases musicais *-*

    ResponderExcluir
  6. nossa tbm adorei seu blog.....são profissional que gosta de ajudar quem está começando..adorei bjs ta add nos meus favoritos rsrsrsr

    ResponderExcluir