Juliana Borges

Juliana Borges
por Juliana Borges

Quem sou eu

Minha foto
A mulher que está disposta a aprender com a vida, com as pessoas. Quem procura mais do que nunca, sonhar, Ser feliz. Criei este canal para quem assim como eu, está em busca de conhecimento. Não são bem-vindas pessoas que buscam "manchar" a imagem do outro, seja lá quem for. Este canal não nasceu para maledicências.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Bailarinas Famosas que Fizeram História parte III - Nagwa Fouad



Ola poderosas!


Para continuar esse extenso assunto sobre Bailarinas que fizeram História, vamos falar hoje sobre Nagwa Fouad, a "Senhora da Dança". A chamo assim porque ganhou de presente uma música que é um dos clássicos da dança do ventre, a música é chamada: "Set el Hossen" - que lógico, traduzindo seu título seria "A Senhora da Dança"... que homenagem...
Infelizmente, essa é uma das poucas fotos que encontrei onde podemos visualizá-la de forma clara... Na web há uma infinidade de fotos, porém a resolução é ruim para ser aumentada. Se acharem, por favor, me mandem ayunis!
Nagwa nasceu em 1942, no Egito e era filha única. Começou a dançar aos 16 anos em festas de casamentos familiares. Seu verdadeiro nome era Awatef Mohammed El Agamy. Ao mudar para o Cairo percebeu que na capital, poderia realmente tornar-se bailarina profissional. Foi também cantora, artista de cinema e teatro, passou a interessar-se pela dança e música ocidentais.
Seu primeiro filme: "Sharei El Hob" (La Calle del Amor), contou com a participação do cantor Abdel Halim Hafiz com a música "Olulu". Sua primeira aparição foi cercada de muito sucesso, tornando ela e o músico Abdel Halim Hafiz famosos.
Tempos depois, Nagwa começou a apresentar-se internacionalmente em países da Europa e nos Estados Unidos, onde fundou a "Escola de Dança Oriental de Nova Yorque". Fez sucesso como bailarinas nas décadas de 50, 60, 70, 80 e 90. Retirou-se oficialmente da dança em 1992.
Nagwa era uma bailarina ímpar, muito bem "expressada" emocionalmente, traduzia cada parte da música de maneira maravilhosa, retratava o argumento da história em atuações magistrais.
Nagwa é eterna. Seu legado na dança tornou-se herança de valor para as bailarinas atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário