Juliana Borges

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por Juliana Borges

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A mulher que está disposta a aprender com a vida, com as pessoas. Quem procura mais do que nunca, sonhar, Ser feliz. Criei este canal para quem assim como eu, está em busca de conhecimento. Não são bem-vindas pessoas que buscam "manchar" a imagem do outro, seja lá quem for. Este canal não nasceu para maledicências.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Dançando Músicas Clássicas - parte I

Olá ayunis!
Hoje gostaria de compartilhar com vocês, uma das formas de interpretar tecnicamente uma música clássica sem cometer erros, lembrando que todas as regras aqui ditadas são válidas para apresentações em Casas de Chá, não em palcos ou competições, onde regras como as que vou citar são simplesmente desconsideradas, não representando erros.

Gostaria também de ressaltar que todas as citações aqui, são retiradas de aulas com minhas professoras, em especial a Tahya (vale sempre citar as principais fontes) e também de apresentações assistidas da Casa de Chá Khan El Khalili. Preciso ressaltar que o que nesse contexto pode ser super utilizado e válido, pode não ser considerado para outras escolas ou "clãs de dança do ventre" (como assim podemos chamar as escolas e coligações concorrentes da dança, que sem hipocrisia sabemos e muito bem, que existem), como por exemplo escolas de Luxor e conveniadas, em que notamos outras características bem definidas (e digo que nada se perde nisso no quesito qualidade).

Mais uma vez, preciso dizer que esse post segue carregado de impressões pessoais da bailarina que vos fala, e que essas impressões NÃO são a verdade absoluta, podendo ser contextados abertamente e está aqui aguardando as críticas de vocês... vale lembrar que espero críticas construtivas...

Seguem aqui também, muito do que aprendi com a Professora Tahya Brasileye, para novamente reiterar a fonte principal desse conhecimento.

Vamos lá... depois de tantas explicações e cuidado ao explanar sobre o assunto, vamos ao tema:

Há muito tempo, tenho observado que nas apresentações de bailarinas em músicas clássicas na dança oriental árabe, existem certas regras que sempre são obedecidas para que haja certa "harmonia e equilíbrio" em cena. Aqui não trato da expressão da bailarina, que nesse momento, já deve ter sido estudada e construída na dança, muito menos de sua técnica e construção de passos e movimentos característicos de nossa arte, não... Nesse momento da dança, todos esses pontos já necessitam possuir plena harmonia: a expressão, os movimentos (técnica), a leitura musical... tudo isso, nesse momento já deve estar estruturado para passarmos ao passo de que estou falando, e os itens acima são assunto para outros posts... vamos devagar...

Estou falando do comportamento da bailarina em cena, e do contexto de sua apresentação... de seu início, meio e gran finale... enfim, das "regras", (é difícil falar disso sem utilizar a palavra REGRA, por mais que eu não queira impor isso como tal, e nem deva... afinal... Quem sou eu pra isso???... mas é uma palavra que explica bem o que eu gostaria de dizer).

Tudo começa com a música clássica... e sua introdução...

Na música clássica, a introdução da música é o momento importante...

O público aguarda, e comumente a música começa... e se passam alguns longos segundos (longos para quem espera, nunca para a bailarina, que sente o friozinho na barriga, e as pernas quererem parar por alí mesmo...) e em instantes, a música se apresenta, e se apresentam os músicos, (quando há música ao vivo), e você como bailarina, já sabe qual é o "drama" que vai encarar... se conhece a música, ok, maravilha, caso o contrário, irá confiar na sua experiência, em sua leitura musical, em sua qualidade técnica e em seu conhecimento adquido durante os anos em que dançou...

A Introdução da Música - O Momento de Espera:

Normalmente, em uma Casa de Chá, a bailarina não dança a introdução, o público aguarda sua entrada nesse momento. Assim, a regra se repete em shows que assisto por aí, inclusive com bailarinas de "clãs diferentes", escolas diferentes... exceto em alguns concursos, onde normalmente a introdução precisa ser "cortada", retirada da música por conta da contagem de minutos, normalmente restrita em palco.

A Introdução da Bailarina - O Momento mas Próximo da da Entrada em Cena e da Melodia:

A introdução da música a apresenta, pode ser super grande, ou bem pequena, mas você identifica que ela acaba apenas quando inicia-se a Introdução da Bailarina, normalmente (e isso não é regra), a música muda de humor e dá início a toques de derback ou de instrumentos percussivos que parecem conversar com você... e te avisar: "Prepara que vai começar"... isso pode durar apenas alguns segundos e pode ser mesmo bem rápido... mas depois que você identificar esse toque na primeira música, você o identificará sempre...

Momento da Entrada - Na Melodia, a Bailarina se Apresenta:

Após a Introdução da Bailarina, temos a melodia, ela começa e a bailarina precisa ter começado com ela, como se a bailarina anunciasse a todos, com sua presença, que a música que realmente começa, que realmente inicia sua evolução... e nesse momento, o da entrada, é importante a comunicação com o público, a saudação, é o "ganhar o público", cativar a platéia... e como sempre é hiper necessário todos os tipos de deslocamentos possíveis, imagináveis, para encher a sala de "vida"... Chegou a tão esperada...

Identificar a Melodia é fácil depois de um tempo, é como minha amiga Monah disse uma vez pra mim, antes de uma prova: _ A música vai pedir pra que você entre, nesse momento, ela exige o seu movimento, mova-se, desloque, use e abuse dos arabesques... Pra ajudar quem está iniciando e pra facilitar a compreensão já que estou explicando à distância, pense que ela vem sempre na entrada, depois da "Introdução da Bailarina", que está presente na música inteira, mesmo que tocada de formas diferentes, ou em velocidades diferentes, como um dos nossos refrões de música ocidental.

Momento Técnico - A Bailarina Mostra sua Técnica:

Esse momento virá em várias partes da música, e será também seguido de outros momentos de melodia, sempre... São os momentos em que a bailarina para para mostrar sua evolução, movimentos e técnica, onde mostra sua destreza com a dança... e quando a melodia vem, voltamos ao passo acima, para nossos deslocamentos, sempre lembrando de mudar, e se preocupando para não nos tornarmos repetitivas... finalizando sempre os movimentos que começa, para manter limpa sua dança... e mais uma vez a leitura musical mostra sua importância...

Momento Mudança de Humor - A Bailarina Mostra Diferentes Faces de Sua Dança:

Toda música clássica, carrega consigo normalmente uma rica bagagem de ritmos e sons diferentes, e normalmente fica fácil identificar, conhecendo préviamente os ritmos árabes que em todas elas, há uma mudança de humor, drástica em algumas músicas, super discreta em outras... Algumas músicas trazem consigo um Khaleege, um Saidi ou até um Zaar pra quebrar a rotina... Sim, poderíamos chamar de quebra de rotina na música, ou até mesmo de mudança de humor... Então, concluímos que a bailarina precisa mudar de humor juntamente com a música... o que em concursos e pré-seleções por aí, pode demonstrar conhecimento apurado ou não da dança do ventre... e pode, muitas vezes desclassificar uma bailarina em um concurso, quando passa despercebida.

Esse momento também vai ser intercalado com momentos de melodia, e momentos técnicos, que vão se repetir algumas vezes para "ligar" a música, pedacinho à pedacinho, frase à frase. Podendo chegar a momentos de derbacks longos fazendo a ligação com flautas calmíssimas... Podemos visualizar bem isso com a música "Aziza", versão original hein? (Aquela de 12 minutos, que a Micheli Nahid dança no DVD Tempos, na parte de Leitura Musical). Assim, essa rotina se repete até que haja o Momento Caos.

Abaixo, segue o link de um trechinho da música e apresentação de Micheli:


O Momento Caos - Marca o declínio da Música para sua Finalização

E depois de muito "suar a camisa" e dançar muito, a melodia ganha velocidade (às vezes, em algumas músicas, assustadora), e isso exigirá preparo da bailarina pra que a acompanhe, é o momento inverso ao da entrada, o momento de saudar novamente seu público, reestabelecer contato, com a finalidade inversa: Ao invés de se apresentar, a bailarina toma o "ar da despedida"... É hora de ver todos novamente, de forma mais tenaz, mais rápida, mas demonstrando a serenidade de quem está cumprindo seu dever, e hora da bailarina guardar na memória um momento da música, que possivelmente será especial e eterno... normalmente, é dessa hora que ficam as boas recordações de uma dança... Você fez 80% do trabalho, curta um pouco com todos, é assim que EU encaro o momento... momento de registrar na cabeça tudo o que se passa... sem claro, esquecer da técnica...

Introdução Para a Finalização

Temos então, a Introdução para a Finalização, onde a música dá os primeiros sinais para paralizar, o humor muda outra vez, como um... "Pediu pra parar... parou! - que os brasileiros conhecem muito bem"... Nele, a bailarina já possui novamente o centro do palco... e vai utilizar de todos os artifícios possíveis, giros rápidos e etc, para criar a sensação no público de que algo maior precisa vir pra completar o processo... é o Gran Finale chegando.

Gran Finale

Guarde suas armas mais poderosas, e pelo Amor do Cristo, não termine fora da música, estraga tudo, traz uma sensação de frustração... (já passei por isso). E termine, termine feliz e maravilhada e linda e maravilhosa tudo o que começou, triunfante, mesmo que a introdução, e melodia e mudança de humor e outras coisas mais não tenham saído exatamente como o planejado...

E aqui fico eu, e espero que tenha ajudado vocês felinas (como diria Samya Ju), a dançar para outras bailarinas... Porque o público, normalmente nem vai saber diferenciar nada disso...

E mesmo depois desse post gigante, não esqueça que o importante é ser feliz na dança!

A vocês todas, Tahya Brasileye, Amar el Binnaz querida, Samya Ju, Lu Arruda, Nê, Sandra Xavier, minhas aluninhas todas, muito obrigada pelas visitas, e por favor, continuem registrando seu feedback nos comentários, vocês não sabem o quanto me ajudam...

Milhões de Beijos a todas!!!

Um comentário:

  1. Muito bom esse post! Adoro essa doideira das clássicas.
    Bjos

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