Juliana Borges

Juliana Borges
por Juliana Borges

Quem sou eu

Minha foto
A mulher que está disposta a aprender com a vida, com as pessoas. Quem procura mais do que nunca, sonhar, Ser feliz. Criei este canal para quem assim como eu, está em busca de conhecimento. Não são bem-vindas pessoas que buscam "manchar" a imagem do outro, seja lá quem for. Este canal não nasceu para maledicências.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ritmos Parte II - Macksoum ou Baladi 1 DUM

Olá meninas!

Continuando com o assunto de ritmos árabes, hoje vamos falar sobre o Macksoum. Gostaria de deixar mais uma vez muito claro que o post a seguir carrega parte de meus estudos em dança, porém arrisco dizer sem absolutamente um pingo de medo que sou ávida estudante de nossa dança, e que se houver alguma divergencia com outro ponto de vista de outra bailarina, estudante de dança ou músico que possa visitar essa postagem, que ela seja manifestada. Fico grata em ser corrigida por quaisquer pessoa que venha neste blog com a intenção de agregar conhecimento... Portanto, espero os comentários de vocês, e que se houver alguma informação relevante sobre o assunto aqui tratado peço a colaboração e manifestação por parte de vocês em forma de comentário.

Sem mais conversa, vamos aos estudos!

O Ritmo Macksoum

Segundo Hossam Ramzy, o Maksoum é o pai de todos os ritmos egípcios. O comentário pode até ser polêmico, visto não termos registros exatos de onde possa ter surgido esse ritmo de forma exata, porém podemos considerá-la verdadeira. Do ponto de vista musical, é a partir do Maksoum, com diferenças mínimas de preenchimento, cadência e acentuação, muitos outros ritmos se formam.

O Macksoum é um dos ritmos básicos na música árabe. A palavra "Macksoum" significa: cortado, partido ao meio - (Esse nome foi dado principalmente por causa de seu acento forte no contratempo entre o tempo um e dois). Em compasso 4/4 é um ritmo muito forte, no que se refere ao sentimento de animação. Como já vimos no post "Ritmos Parte I - Baladi", onde falávamos este ritmo, devemos lembrar que a estrutura do ritmo Macksoum é muito próxima a estrutura do ritmo Baladi. Porém, o que podemos fazer para identificar a diferença é identificar o primeiro toque: o "DUM". O Macksoum não possui dois DUM's em seu início como o Baladi, ele possui apenas um DUM e conta ainda com uma pequena pausa no meio do ritmo. Por esse motivo e essa proximidade com o ritmo Baladi, ele também é chamado por outras escolas de dança de "Baladi 1 DUM".


Representação Gráfica do Ritmo:

DUM TAK (pequena pausa) TAK DUM TAK


Características do Ritmo

É um ritmo dotado de quatro tempos e existem variações rápidas e lentas. É amplamente utilizado em músicas modernas, solos de derbake e baladis. A pausa do meio da frase musical gera um acento mais forte no contratempo.

Treinando o Ouvido
Treine o ritmo puro, com a ajuda de um CD  e depois tente encontrá-lo nas músicas. Faça sempre desta forma para que se acostume com o ritmo, sem que o confunda com outros. Repare que nem sempre ele aparecerá da forma simples e acostume-se com isso, pois  os ritmos em geral tendem a receber variações e ficar "floreados".

Dançando com o Ritmo Macksoum:

Abaixo postei dois vídeos da bailarina Saida (Argentina), onde ela explica algumas técnicas corporais para trabalhar o ritmo. 

 

 

Espero que tenham gostado e desejo bons estudos a todas!

Muitos beijos a todas e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário