Juliana Borges

Juliana Borges
por Juliana Borges

Quem sou eu

Minha foto
A mulher que está disposta a aprender com a vida, com as pessoas. Quem procura mais do que nunca, sonhar, Ser feliz. Criei este canal para quem assim como eu, está em busca de conhecimento. Não são bem-vindas pessoas que buscam "manchar" a imagem do outro, seja lá quem for. Este canal não nasceu para maledicências.

domingo, 25 de julho de 2010

Dança do Ventre Breve Histórico

Olá meninas, segue um super breve histórico da nossa dança, escrevi registrando minhas impressões de pesquisas anteriormente feitas, em várias fontes, espero que esteja fiel, me corrijam se eu estiver equivocada em algo.

A Dança do Ventre é uma das mais antigas formas de arte. Sua origem remonta muito tempo antes de religiões como o Cristianismo e o próprio Islamismo, de acordo com livros que li, e com alguns artigos, onde podemos tentar "juntar o quebra-cabeça", a nossa Bellydance de hoje, nasceu em uma época pagã de culto a vários Deuses e à Natureza, onde muitas sociedades eram totalmente matriarcais. Essa dança era de cunho sagrado e era realziada por sacerdotizas que dedicavam suas vidas a cultuar Deusas em rituais de prosperidade e fertilidade. Nossa dança viveu então um grande período sem o caráter artístico.


Com as invasões Árabe e Romana nesta região, ocorreu a mistura de culturas e o cenário religioso, a sociedade passou de Matriarcal para Patriarcal e o culto a um único Deus com referencias totalmente masculinas passou a imperar em diversas regiões do globo. Era o fim da Era "pagã".



O povo árabe foi o principal responsável por assimilar a cultura desses povos e passou a difundir essa dança, incorporando suas próprias características. Simultaneamente a esse fato, houveram outras migrações e adaptações de outros povos à dança que conhecemos hoje. Logo, surgiram as "Ghawazees", apenas um dos produtos dessa mistura de culturas que citei acima de forma resumidíssima. As Ghawazees eram mulheres de origem cigana que dançavam ao ar livre (para o povo). Surgem também, dançarinas que se apresentavam em palácios, em ocasiões solenes (para a elite). A dança passa então a tomar caráter artístico e de entretenimento.



A Dança do Ventre sofreu muitíssima influência de diferentes povos e com isso, transformações de caráter grandioso ao longo de sua existência.



Chegou ao Ocidente por volta do século XIX, inicialmente com o nome de Dança Oriental, porém, como a palavra Oriental é muito abrangente foi renomeada por franceses como "Dance du Ventre", e depois pelos americanos foi nomeada de "Bellydance".



Por volta de 1930, houve a inclusão de movimentos do ballet clássico, esse então um divisor de águas na dança.



Dentre os estilos mais estudados, podemos citar o que EU costumos chamar de "escolas":



Egípcia: manifestações sutis de quadril, movimentos de tremidos "shimmies", deslocamentos simplificados adaptados do Ballet Clássico, movimentos de braços e de mãos onde prima-se pela "sutileza".

Libanesa: dança mais "expansiva", com "shimmies" mais amplos e informais, seguidos de deslocamentos muito mais simplificados.

Norte-Americana: manifestações mais intensas de quadril, domínio de tremidos (shimmies), deslocamentos amplamente elaborados, movimentos de jazz, de ballet, utilização de véus em profusão, movimentos de mãos e braços amplamente elaborados.

Obs.: Existem outros estilos que já surgiram como o tribal, e estilos que incorporam fusões, mas decidi falar apenas desses três neste post.



No Brasil, a prática revela uma tendência de "mixar", todos os estilos acima e muitos mais que a cada momento chegam, com a finalidade de estudo e aumento de repertório. O ESTILO BRASILEIRO tem-se revelado ousado, comunicativo e bem-humorado, e rico nos movimentos.



Bom, nesse momento é só, e gostaria de saber o que vcs acharam desse resumo super rápido das origens de nossa dança.



Um beijo a todas,




Nenhum comentário:

Postar um comentário