Juliana Borges

Juliana Borges
por Juliana Borges

Quem sou eu

Minha foto
A mulher que está disposta a aprender com a vida, com as pessoas. Quem procura mais do que nunca, sonhar, Ser feliz. Criei este canal para quem assim como eu, está em busca de conhecimento. Não são bem-vindas pessoas que buscam "manchar" a imagem do outro, seja lá quem for. Este canal não nasceu para maledicências.

sábado, 31 de julho de 2010

Bailarinas Famosas que Fizeram História parte I - Fifi Abdo

Olá meninas!

Resolvi fazer um breve resumo sobre algumas bailarinas famosas (antigas ou não), para conhecermos melhor quem é responsável pela dança como a conhecemos hoje. Vamos começar com a bailarina Fifi Abdo:
Segundo algumas bibliografias, Fifi Abdo começou sua carreira profissional dançando em casamentos aos vinte anos de idade. Trabalhou em teatros, fazendo peças musicais, onde misturava dança, teatro e música.
Em 1972, fez sua primeira aparição no cinema como bailarina e atriz, e teve sua fama realmente consagrada após participação no filme: "Una muher no es suficiente", onde atuou com atores famosos em 1989.

Tornou-se conhecida pelos shimmies poderosos.

Fifi é uma mulher admirada por muitos, e também odiada por muitos outros, (quem a odeia alega que seu comportamento é vulgar e provocativo). Porém, acredita-se que isso se deva a sempre estar envolvida em causas como o direito das bailarinas serem respeitadas como profissionais, tentando quebrar certos tabus e preconceitos atribuídos a dança e as mulheres que a praticam no Egito. Foi a responsável pela criação de um Sindicato de Bailarinas no país. Também é muito envolvidas em causas sociais.

Em 2005, ao ser perguntada em entrevista sobre parar de dançar, Fifi comentou que havia parado de dançar apenas em festas e casamentos, mas que enquanto houver saúde, dançará em certas ocasiões.

No site Central Dança do Ventre, existe um artigo maravilhoso sobre Fifi, que pra mim é leitura obrigatória para quem decidiu, assim como eu, estudar um pouco mais a história de nossa dança. O post foi escrito pela bailarina portuguesa Joana Saahirah, se chama: "Fifi Abdo, a 4ª Pirâmide do Egito" e você poderá visualizá-lo aqui.

A seguir, linkei um dos vídeos disponíveis no Youtube de nossa querida Fifi, pra vocês notarem que dá pra "ver o som do alaúde" através dos quadris dela.

Abaixo, segue o vídeo... Interpretação inigualável:

Beijos, bons estudos e me escrevam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário