Juliana Borges

Juliana Borges
por Juliana Borges

Quem sou eu

Minha foto
A mulher que está disposta a aprender com a vida, com as pessoas. Quem procura mais do que nunca, sonhar, Ser feliz. Criei este canal para quem assim como eu, está em busca de conhecimento. Não são bem-vindas pessoas que buscam "manchar" a imagem do outro, seja lá quem for. Este canal não nasceu para maledicências.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Ballet para Bellydancers...

Olá queridas!

Gostaria de compartilhar hoje com vocês sobre um assunto cada vez mais atual em nossa área: A importância nos dias atuais do ballet como uma das bases para a dança do ventre.
O Ballet é tendência mundial na dança do ventre... e como vocês sabem a nossa dança do ventre que, diga-se de passagem, ainda luta para ser reconhecida como uma arte e respeitada como tal, passa ainda por modificações e assimilações de diversas culturas... quer queiram admitir ou não, o que posso notar é que nossa dança sofre sim, muitas dessas influências... quer conferir? Não precisa ir muito longe... pegue um vídeo de uma bailarina de pelo menos uns 10 anos atrás... e pegue um vídeo atual dessa mesma bailarina... Você entenderá a diferença da qual eu estou falando. Se ela se atualizou, você verá a influência do ballet modificar drasticamente a estrutura de sua dança.

Lógico que muito se deverá a carga de estudos que essa bailarina tinha, e muito do que tem hoje... se continuar estudando, vai ser sempre uma bailarina diferente com o passar do tempo... mas quando eu digo notar a diferença, estou falando de notar quantos arabesques você verá dentro de cada apresentação... de quantas pernas estendidas, posturas mais "rígidas", mais elegantes, como poderia assim tentar expressar.

O fato é que a globalização chegou, e até isso refletiu na nossa dança... Hoje temos diversos vídeos de bailarinas mil ao nosso alcance em um click... e você verá que as influências do ballet clássico nas bailarinas de hoje é incontestável!

O fato é que o ballet chegou para "concertar" algumas posturas que executávamos antes... para acertar e tornar mais perfeitas certas linhas da bailarina... para tornar sua dança mais perfeita.

Concordo que não se deve transformar a dança do ventre em ballet... e defendo mantermos certas tradições, para não perdermos a essência... afinal, cada coisa deve mesmo estar em seu devido lugar... Defendo com unhas e dentes a nossa dança do ventre tradicionalíssima. Mas acredito que incorporar posturas agradáveis ao corpo e aos olhos é algo que o ballet proporciona para a nossa dança, e se bem utilizado tornará nossa dança quase que uma "perfeição".

Bom, como acredito que alguns passos, giros, arabesques e outros sejam coisas que "vieram pra ficar", acredito que toda bailarina que pretenda ser boa no que faz procure estudá-los... e quer saber mais? que procure aulas de ballet clássico... Como já me disseram diversas boas professoras: O ballet é mesmo algo imprescindível para qualquer outro tipo de dança... torna-se base sólida para outros estudos.


E para você que se interessou... vou postar aqui o link para download de um DVD sobre Ballet específico para mulheres como nós, bailarinas da dança oriental árabe, ele se chama: "Ballet for Bellydancers with Briana".

E não se esqueçam, pirataria é crime, e esse DVD não deverá ser comercializado.

Bons estudos e muitos beijos.

4 comentários:

  1. Oi Juzocaaaaaaaaaaa!!!

    Tchuca, que PRIMOR de post. Adorei!!!

    Ainda coloco um pé atrás para as influências do ballet na dança do ventre, porque tenho observado o ballet se sobressair à dança oriental. Aqui no Brasil, principalmente depois que a Saida começou a fazer sucesso, houve um "booom" de passos de ballet na dança do ventre, e hoje fico observando certas bailarinas e me pergunto "Meu, oitos e redondos deixaram de fazer parte da dança do ventre? Nem um camelim? Nem pra remédio?"

    É preciso bom senso para balancear, e extrair o melhor do que o ballet tem pra oferecer!

    Um beijo Tchuca!!!

    Feliz 2011, um Natal abençoado para você e sua família.

    Muito sucesso e muita dança!

    Beijão

    Verinha

    ResponderExcluir
  2. poxa, obrigada por compartilhar o link! desejo à você um ótimo fim/começo de ano! muita luz e sucesso!
    ^^

    ResponderExcluir
  3. Lu!

    Vc saiba que é um prazer poder contribuir com gente que sempre me motivou! Muitos beijos!!!

    Amar el Binnaz querida!!!

    Fico hiper, ultra, mega feliz em receber um comentário seu aqui!!! Muito obrigada!

    E também concordo com vc, no quesito de "Não deixarmos a dança do ventre virar apenas ballet".
    Muito obrigada e feliz natal e boas festas!

    Minhas lindas, obrigada por me visitarem!

    ResponderExcluir